20/05/2019

Espiritismo e Materialismo - Caibar Schutel



CAIRBAR SCHUTEL

O GRANDE APÓSTOLO DO ESPIRITISMO NO BRASIL



(1868 - 1938)



VIII

Religião e religiões

Sem Caridade não há Salvação


Visto termos falado em Catolicismo romano e Protestantismo, julgamos do nosso dever fazer algumas referência sobre a Religião - única que pode ser tomada na acepção da palavra.

Inúmeras são as seitas religiosas que disputam a primazia e se digladiam, anatematizando-se umas às outras.

Sem falar nas antigas religiões que ainda têm os seus adeptos, lembramo-nos do "Catolicismo romano; catolicismo francês; catolicismo russo; catolicismo grego; catolicismo protestante" em suas modelações: "Luterano, Calvinista, Batista, Sabatista, Metodista, Presbiteriano, Independente"; e ainda as religiões: "Hebraica, Maometana", dos "Brâmanes, de Confúcio" etc., etc.

Como se pode saber onde está a Verdade se cada uma dessas seitas afirma tê-la consigo?

Eram chegados os tempos da Verdade triunfar dos erros "teológicos" e uma Nova Revelação veio nos tirar do estado de indecisão em que nos achávamos.

O lema exclusivo de: "Fora da Igreja não há salvação" usado por todas essas doutrinas que citamos, foi substituído por outro que é a pureza em sua mais alta expressão:

"FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO".

Ouçamos "a máxima: Fora da Caridade não há Salvação se baseia num principio universal e abre a todos os filhos de Deus o acesso à felicidade suprema; essa máxima é a consagração do principio de igualdade perante Deus e da liberdade de consciência, tendo como regra todos os homens se considerarem irmãos, qualquer que seja o seu modo de adorar o Criador".

O dogma: "Fora da Igreja não há salvação" exclusivo e absoluto, apóia-se, não sobre a fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, fé comum a todas as religiões, "mas na fé especial em dogmas particulares".

Este dogma em vez de excitar os homens ao amor por seus irmãos, entretém e sanciona a irritação entre os sectários dos diferentes cultos que se consideram reciprocamente malditos na eternidade, embora esses sectários sejam parentes ou amigos neste mundo, contribuindo para o aniquilamento da grande lei de igualdade perante o túmulo e separando-os até no campo santo.

O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo a possibilidade da salvação por qualquer crença - "uma vez que se observe a lei de Deus, não diz absolutamente que "fora do espiritismo não haja salvação" e como não pretende ensinar toda a verdade, visto como a verdade absoluta só a conhecem Espíritos de elevada ordem, também não diz que "fora da verdade não haja salvação", máxima esta que dividiria as opiniões, em vez de as unir, e perpetuaria o antagonismo já existente'".

Assim é que desfraldando a grande bandeira "Fora da Caridade não há salvação" o Espiritismo (que é o Consolador prometido por Jesus, "S. João XIV, 26") vem nos fazer lembrar o que disse o Filho de Deus:

"Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração" e de toda a vossa alma, de todo o vosso entendimento - nisto consiste o maior e primeiro mandamento. Eis o segundo, que é semelhante ao primeiro: amareis o vosso próximo como a vós mesmos. "Toda a lei e os profetas estão encerrados nestes dois mandamentos. (S. Mateus XXII, 34 a 40)".

E, portanto, a Caridade quando praticada, material, moral e espiritualmente falando, a Religião Pura que nos conduz a Deus. Foi para demonstrar esta verdade que Jesus baixou a este mundo, pois toda a sua vida, desde o seu nascimento até a sua morte, foi a expressão mais significativa da Caridade em toda a sua plenitude.

***

Quando os pastores e representantes dessas "religiões" a que nos referimos, anatematizarem o Espiritismo, lembrai-vos, caro leitor, do conselho de S. João: "Provai se os espíritos são de Deus, porque são muitos os falsos Profetas que se levantaram no mundo".

Procurai discernir esse Espírito, esse padre, ou esse ministro protestante. Perscrutai o seu intimo; - verificai se ele prega o Evangelho "por amor a Deus e a seu próximo" ou se é por amor à recompensa da Terra - ao seu ordenado - às espórtulas que recebe e das quais vive.

Examinai a palavra de Jesus citada por Mateus VI, 24: "Não podeis servir a dois senhores; porque ou heis de odiar um e amar outro, ou vos dedicareis a um e desprezareis o outro.
Não podeis servir a Deus e às riquezas (mamom)".

E preciso que não vos iludam os "pastores interesseiros" que agradam a ovelha com interesse na lã.

Toda a doutrina que tem representantes que dela vivem não pode ser verdadeira.