04/06/2015

Auta de Souza

Aqui temos poemas de Auta de Souza, ainda encarnada. Organizado por Iba Mendes, em o livro "Auta de Souza Poemas", nos mostra a delicadeza, a generosidade e a humildade da bela poetisa. Os poemas foram publicados postumamente em 1932.



REZANDO

Róseo menino
Feito de luz,
Lírio divino,
Santo Jesus!

Meu cravo olente,
Cor de marfim,
Pobre inocente,
Branco jasmim!

Entre as palhinhas,
Pequeno amor,
Das criancinhas
Tu és a flor.

Cabelo louro,
Olhos azuis...
És meu tesouro,
Manso Jesus!

Estrela pura,
Santo farol,
Flor de candura,
Raio de sol...

Dá-me a esperança
N’um teu olhar:
Loura criança,
Me ensina a amar.

Sonho formoso
Cheio de luz,
Jesus piedoso,
Meu bom Jesus...

Como eu te adoro,
Pequeno assim!
Jesus, eu choro,
Tem dó de mim.

No doce encanto
De um riso teu,
Jesus tão santo,
Leva-me ao Céu!

Em ti espero,
Mostra-me a luz...
Leva-me, eu quero
Ver-te Jesus!
Macaíba - Noite de Natal - 1896.
          Macaíba - Noite de Natal - 1896.
          Do livro: “Auta de Sousa Poemas” - Iba Mendes Publicados
          Postumamente em 1932. “Projeto Livro Livre” - Livro 215