Olá!
Segue nosso estudo de quarta-feira às 20 hs.
ESE. Cap. XV itens 8 e 9 - Fora da Igreja não há salvação
Leitura de harmonização:
III
Mergulha a mente, quanto possível, no estudo.
0 estudo liberta da ignorância
e favorece a criatura com o discernimento.
O estudo e o trabalho são as
asas que facilitam a evolução do
ser.
O conhecimento é mensagem
de vida.
Não apenas nos educandários
podes estudar.
A própria vida é um livro aberto, que ensina a quem deseja
aprender.
Fonte: Livro Vida Feliz, Pelo Espírito
Joanna de Ângelis
Psicografado por
Divaldo P. Franco
Trecho do Evangelho:
Fora da Igreja não há salvação. Fora
da verdade não há salvação
8. Enquanto a máxima — Fora da caridade não há salvação — assenta num princípio universal e abre a todos os filhos de Deus acesso à suprema felicidade, o dogma — Fora da Igreja não há salvação — se estriba, não
na fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, fé comum a todas
as religiões, porém, numa fé especial, em dogmas particulares; é exclusivo e
absoluto. Longe de unir os filhos de Deus, separa-os; em vez de incitá-los
ao amor de seus irmãos, alimenta e sanciona a irritação entre sectários dos
diferentes cultos que reciprocamente se consideram malditos na eternidade, embora sejam parentes e amigos esses sectários. Desprezando a grande
lei de igualdade perante o túmulo, ele os afasta uns dos outros, até no campo do repouso. A máxima — Fora da caridade não há salvação — consagra o princípio da igualdade perante Deus e da liberdade de consciência.
Tendo-a por norma, todos os homens são irmãos e, qualquer que seja a
maneira por que adorem o Criador, eles se estendem as mãos e oram uns
pelos outros. Com o dogma — Fora da Igreja não há salvação, anatematizam-se e se perseguem reciprocamente, vivem como inimigos; o pai não
pede pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o amigo pelo amigo, desde que
mutuamente se consideram condenados sem remissão. É, pois, um dogma
essencialmente contrário aos ensinamentos do Cristo e à lei evangélica.
9. Fora da verdade não há salvação equivaleria ao Fora da Igreja não
há salvação e seria igualmente exclusivo, porquanto nenhuma seita existe
que não pretenda ter o privilégio da verdade. Que homem se pode vangloriar de a possuir integral, quando o âmbito dos conhecimentos incessantemente se alarga e todos os dias se retificam as ideias? A verdade absoluta é
patrimônio unicamente de Espíritos da categoria mais elevada e a humanidade terrena não poderia pretender possuí-la, porque não lhe é dado saber
tudo. Ela somente pode aspirar a uma verdade relativa e proporcionada
ao seu adiantamento. Se Deus houvera feito da posse da verdade absoluta
condição expressa da felicidade futura, teria proferido uma sentença de
proscrição geral, ao passo que a caridade, mesmo na sua mais ampla acepção, podem todos praticá-la. O Espiritismo, de acordo com o Evangelho,
admitindo a salvação para todos, independente de qualquer crença, contanto que a Lei de Deus seja observada, não diz: Fora do Espiritismo não há
salvação; e, como não pretende ensinar ainda toda a verdade, também não
diz: Fora da verdade não há salvação, pois que esta máxima separaria em
lugar de unir e perpetuaria os antagonismos.