02/08/2018

Joseph Oliver Lodge



Joseph Oliver Lodge               

(12.06.1851 – 22.08.1940)


Físico britânico, conhecido por seu pioneiro trabalho em rádio receptores, entrando para a História da radiodifusão pelas transmissões pioneiras de sinais de rádio a pequenas distâncias (1895-1896). De origem simples e por sua precocidade, teve vários problemas na escola e só não parou de estudar devido ao incentivo de sua tia Anne.


Quando estudava no Kings College, teve seu primeiro contato com a Física e se fascinou por eletricidade. Começou a se destacar no mundo científico quando com Hertz, mas trabalhando separadamente, estabeleceram que as ondas de rádio pertencem à mesma família das ondas de luz (1888). Ganhou fama mundial como inventor, tendo contribuído grandemente para o desenvolvimento da eletricidade. Recebeu a Rumford Medal da Royal Society (1898) e foi nomeado reitor da Universidade de Birmingham (1900). Em 1902 foi feito Cavaleiro (Sir) pelo Rei Edward VII e nomeado professor em Oxford (1903). Foi eleito presidente da British Association (1913) e participou do Comitê de Guerra da Royal Society e fez parte de um subcomitê do Almirantado, juntamente com Crookes. Aposentou-se como Reitor de Birmingham (1920) e continuou a escrever livros e a proferir conferências, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. 

Morreu como um dos mais reputados físicos de sua época. Durante toda a vida desenvolveu importantes contribuições para as teorias da eletricidade de contato e eletrólise, da descarga oscilatória nas garrafas de Leyde e da força eletromotiva na célula voltaica, da produção de ondas eletromagnéticas no ar e introduziu melhoramentos do telégrafo sem fio. Fez importantes investigações sobre as ondas eletromagnéticas e a telegrafia sem fio. Em 1930, o periódico “Spectator” realizou uma pesquisa entre seus leitores, a qual apontou os melhores cérebros da Grã-Bretanha e, entre os quatro mais votados estavam: Shaw, Lodge, Birkenhead e Churchill.


A convite do Prof. Charles_Richet foi à França e, juntamente com Myers, investigou as faculdades mediúnicas de Eusápia_Paladino. Esta experiência exerceu grande influência para que aceitasse a fenomenologia paranormal. Futuramente, participou de outras experimentações com a médium italiana. Tornou-se amigo de William Crookes, com quem trocou assídua correspondência.

Em 1889 foi incumbido por Myers para recepcionar a Sra. Piper, em sua primeira viagem à Inglaterra, e de acompanhá-la a Cambridge, onde foi convidado por Myers para participar das investigações. Pela psicofonia, sua falecida tia Anne se manifestou pela Sra. Piper e Lodge se convenceu de sua identidade. A partir daí tornou-se muito ligado à sra. Piper.

A partir de 1894, três preocupações enchiam a vida de Oliver Lodge: estabelecer a credibilidade da sobrevivência da alma; desenvolver um sistema comercial de radiofonia e conseguir apoio científico para a sua concepção de éter. Publicou mais de duas dezenas de livros relacionados com pesquisas psíquicas e mediunidade.