06/05/2020

Olá!

Segue nosso estudo de quarta-feira às 20 hs.
O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap.XVI
item 3 - Preservar-se da avareza



Leitura inicial:

34 
Previna-se 

Equilibre sua justiça, subtraindo-lhe as inclinações para a vingança. 
Acautele-se com o seu desassombro, para não cair em temeridade. 
Analise sua firmeza, para que se não transforme em petrificação.
 * 
Ilumine suas diretrizes, a fim de que se não convertam em despotismo.
 *
 Examine sua habilidade, evitando-lhe a internação em velhacaria. 
   * 
Estude sua dor para que não seja revolta. 
   * 
Controle seus melindres, de modo que se não instalem na casa sinistra do ódio. 
Vele por sua franqueza, a fim de que a sua palavra não destile veneno. 
Vigie seu entusiasmo para que não constitua imponderação.
 * 
Cultive seu zelo nobre, mas não faça dele uma cartilha escura de violência. 

Fonte: Livro Agenda Cristã, Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Andre Luiz


Trecho do estudo:

Preservar-se da avareza 

3. Então, no meio da turba, um homem lhe disse: “Mestre, dize a meu irmão que divida comigo a herança que nos tocou.” — Jesus lhe disse: “Ó homem! quem me designou para vos julgar ou para fazer as vossas partilhas?” — E acrescentou: “Tende o cuidado de preservar-vos de toda a avareza, porquanto, seja qual for a abundância em que o homem se encontre, sua vida não depende dos bens que ele possua.” 

Disse-lhes a seguir esta parábola: “Havia um rico homem cujas terras tinham produzido extraordinariamente e que se entretinha a pensar consigo mesmo, assim: ‘Que hei de fazer, pois já não tenho lugar onde possa encerrar tudo o que vou colher? Aqui está’, disse, ‘o que farei: Demolirei os meus celeiros e construirei outros maiores, onde porei toda a minha colheita e todos os meus bens. E direi a minha alma: Minha alma, tens de reserva muitos bens para longos anos; repousa, come, bebe, goza.’ — Mas Deus, ao mesmo tempo, disse ao homem: ‘Que insensato és! Esta noite mesmo tomar-te-ão a alma; para que servirá o que acumulaste?’” É o que acontece àquele que acumula tesouros para si próprio e que não é rico diante de Deus. (Lucas, 12:13 a 21.)