16/04/2020

Olá gente!

Pra quem assistiu ao nosso último estudo do Livro Cristianismo e Espiritismo, no dia 15/04, foi mencionado o livro Animismo e Espiritismo de Alexandre Aksakof, 1895.




Alexandre Aksakof nasceu na Rússia, em 1832, no seio de nobre família, cujos membros ocuparam sempre lugar de destaque na literatura e nas ciências. Começou seus estudos no Liceu Imperial de São Petersburgo - instituição da antiga nobreza da Rússia - e uma vez concluídos dedicou-se ao estudo da Filosofia e da Religião, tendo para isso que aprender o hebraico e o latim, visando um melhor entendimento da obra grandiosa de Swedenborg.

Esta obra monumental foi escrita em resposta às idéias anti-espíritas do famoso filósofo alemão Eduard Von Hartmann. Segundo as próprias palavras de Aksakof, a obra teve como principal objetivo “preservar a doutrina espírita dos ataques sérios a que no futuro ficaria indubitavelmente exposta, desde que os fatos sobre os quais se baseia sejam admitidos pela Ciência”.

 Aksakof rebate com argumentos insofismáveis as hipóteses da “força nervosa”, da “alucinação” e do “inconsciente”, tão manipuladas e repisadas pelos contestadores dos nossos dias.

 Graças à análise conscienciosa e imparcial dos inúmeros casos expostos pelo autor, esta obra revela-  se um valioso auxiliar no processo de distinção entre os fenômenos anímicos (produzidos pelo  Espírito encarnado) e os fenômenos espíritas (produzidos pelo Espírito desencarnado).

 Com toda justiça, Animismo e Espiritismo impôs-se como uma das mais importantes e completas obras escritas acerca do Espiritismo, do ponto de vista científico e filosófico.

            feb.net