24/07/2020

Olá!

Segue nosso estudo de sexta-feira às 20 hs.
Livro Justiça Divina - Capítulo 1 - 
Bom Combate



Leitura inicial:

"...-Dize, Deus, a mim, teu suplicante, dize-me, misericordioso com teu miserável, se minha infância já se seguia à morte de alguma idade anterior. Talvez aquela que passei no ventre da minha mãe? Com efeito, sobre esse período também ouvi alguma coisa, e eu mesmo vi mulheres grávidas. E quanto a uma época ainda anterior, minha doçura, meu Deus? Estive em algum lugar ou fui algo? Sobre isso, não há quem possa me falar: nem meu pai e minha mãe, nem a experiência dos outros, nem minha memória."

Fonte: trecho do livro Santo Agostinho Confissões ,Livro 1 , item 9.


Trecho do estudo:

Bom combate 

Reunião pública de 20-1-61 1ª parte, cap. V, item 6 

Voltando à Pátria Espiritual, depois da morte, estamos freqüentemente na condição daquele filho pródigo da parábola, de retorno à casa paterna para a bênção do amor. 
Emoção do reencontro. 
Alegria redescoberta. 
Entretanto, em plena festa de luz, quase sempre desempenhamos o papel do conviva do cérebro deslumbrado, trazendo espinhos no coração. 
Por fora, é o carinho que nos reúne. Por dentro, é o remorso que nos fustiga. 
Vanguarda que fulgura. Retaguarda que obscurece. 
Êxtase e dor. Esperança e arrependimento. 
Reconhecidos às mãos luminosas que nos afagam, muitos de nós sentimos vergonha das mãos sombrias que oferecemos. E porque a Lei nos infunde respeito à justiça, aspiramos a debitar a nós próprios o necessário burilamento e a suspirada felicidade. 
Rogamos, dessa forma, a reencarnação, à guisa de recomeço, buscando a tarefa que interrompemos e a afeição que traímos, o dever esquecido e o compromisso menosprezado, famintos de reajuste. 


Agradece, assim, o lugar de prova em que te sintas. 
Corpo doente, companheiro difícil, parente complexo, chefe amargo e dificuldade constante são oportunidades que se renovam. 
Todo título exterior é instrumentação de serviço. 
A existência terrestre é o bom combate. 
Defeito e imperfeição, débito e culpa são inimigos que nos defrontam. 
Aperfeiçoamento individual é a única vitória que não se altera. 
E, em toda parte, o verdadeiro campo de luta somos nós mesmos.